• Álvaro Macieira distingue Agostinho Neto com nova exposição


    100 peças de arte, de 50 artistas, coleccionadas pelo pintor Álvaro Macieira, estarão patentes, a partir de hoje, às 18h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, enquadradas na exposição “Inspiração e Sagrada Esperança”, que visa saudar o Dia do Herói Nacional, que se assinala a 17 deste mês.
    A mostra é constituída, maioritariamente, por obras que estavam patentes no Salão Internacional de Exposições do Museu Nacional de História Natural, na mostra "Kina Muta - Muta Kina”, de Álvaro Macieira, inaugurada a 22 de Fevereiro deste ano.
    A exposição, que fica patente até 15 de Novembro, conta com a curadoria de Kabudi Ely e Oksanna, apresenta, também, algumas peças inéditas, com destaque a uma de Álvaro Macieira.
    Em declarações ao Jornal de Angola, o artista plástico Álvaro Macieira explicou que a intenção da exposição é uma homenagem a Agostinho Neto, pelo que representa no país e, também, por inspirar, através dos seus poemas, as artes plásticas angolanas.
    "Faço parte de uma geração em que a poesia de Agostinho Neto inspirou muito na criação de peças de arte”, afirmou.
    O artista plástico referiu que uma das novidades da exposição é a obra, de sua autoria, intitulada "Crianças disputando a bola de trapo”, pintada em Setembro de 1999, inspirada no poema "Adeus à Hora da Largada”, do primeiro Presidente do país.
    A obra, "Homenagem ao Poeta Agostinho Neto”, do artista angolano Toko, disse, é uma outra peça que evidencia o impacto que "O Poeta Maior” teve na vida dos artistas nacionais.
    Saiba mais: https://www.jornaldeangola.ao/.../alvaro-macieira.../