• Óscar Ribas e o seu legado


    A Universidade do Porto alberga amanhã e terça-feira, o Congresso But Now I See: Óscar Ribas e o Seu Legado, com apresentação de comunicações de estudiosos angolanos, portugueses e brasileiros.
    A organização do evento é quadripartida, a cargo dos Professores Francisco Topa e Francisco Soares do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM) da Universidade do Porto, Abreu Paxe do Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda, de Angola, e Pedro da Costa Pereira da Universidade Jean Piaget de Angola.
    O desenrolar do congresso terá transmissão por Zoom através do caminho https://videoconf-colibri.zoom.us/j/5948351404.
    "Temas da vida angolana e suas incidências, o legado disperso de Ribas. Narrativa e comunidade” é o título da comunicação de Elias J. Torres Feijó, da Universidade Santiago de Compostela, Espanha, que será apresentada logo depois da sessão de abertura que terá início às 10 horas.
    Seguir-se-ão as comunicações de Pires Laranjeira (Universidade de Coimbra, Portugal) "ÓscarRibas: da Juvenília lusitanista ao nativismo documentalista”, de Tatiana Aço "O ecoar do grande vulto da literatura angolana no mundo do Direito” e de Tania Macêdo (Universidade de São Paulo, Brasil) "Sabores e saberes em ÓscarRibas”.
    Gabriel Baguet Jr. vai apresentar o tema "ÓscarRibas: o pensamento e as palavras”, Susana Pimenta (UniversidadeTrás-os-Montes e Alto Douro) "Portugal e Angola em ‘Tudo isto aconteceu’, de ÓscarRibas - Memórias para um diálogo futuro” e Ana Ribeiro (Universidade do Minho) "Tudo isto aconteceu: Óscar Ribas e o Brasil”.
    Saiba mais: https://www.jornaldeangola.ao/.../oscar-ribas-e-o-seu.../