No âmbito do processo de formação e capacitação de quadros, tendo em vista o aperfeiçoamento dos níveis de execução orçamental, teve início na segunda-feira, 21 de Abril, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, o seminário de capacitação dos Adidos Administrativos e Financeiros nas missões diplomáticas angolanas.
O seminário, uma iniciativa conjunta do Ministério das Finanças (MINFIN) e Ministério das Relações Exteriores (MIREX), enquadra-se nos esforços do Executivo para reforçar as competências dos quadros nacionais, com vista ao aprimoramento da execução orçamental, financeira e patrimonial nas missões diplomáticas e instituições onde estão colocados.
A cerimónia de abertura foi marcada pela entoação do Hino Nacional e pelas palavras de boas-vindas do Director-Geral da Academia Diplomática, Embaixador José Marcos Barrica.
Ao intervir, o anfitrião destacou a importância da formação e superação contínuas destes quadros face aos desafios económicos e sociais que caracterizam o país em particular e o mundo em geral.
“Num contexto de incessantes dinâmicas, não se pode desperdiçar oportunidades que agregam valor ao trabalho que realizamos para que as funções sejam exercidas com competência, profissionalismo e ética”, sublinhou o Embaixador.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Doutor Ottoniel dos Santos, frisou que a referida formação reafirma o compromisso do Estado angolano com a boa governação, o rigor financeiro e a excelência no serviço público.
Por sua vez, o Secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do MIREX, Embaixador Osvaldo Varela, valorizou a parceria com o MINFIN e apelou ao engajamento dos participantes. “É fundamental que os adidos alertem os gestores para as boas práticas de gestão orçamental. Temos observado desvios que precisam ser corrigidos”, advertiu.
O seminário contará com a participação de 160 Adidos Administrativos e Financeiros destacados nas distintas missões diplomáticas e consulados de Angola no exterior. Durante os 5 dias de formação intensiva, os intervenientes irão absorver conhecimentos em matérias sobre Contratação Pública, Contabilidade Pública, Tesouraria e Gestão Financeira, entre outros, num total de 4 módulos ministrados por quadros nacionais.
ANGOLA – 50 ANOS DE SOBERANIA!
Academia Diplomática Venâncio de Moura, CONHECIMENTO É PODER!