O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) disponibilizou um financiamento, traduzido em tractores e motocultivadores, para 17 cooperativas da província da Lunda-Sul.
Os meios cedidos visam modernizar a actividade agrícola e o empoderamento dos produtores, e estão orçados em mais de 330 milhões de kwanzas.
A presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, afirmou que os meios disponibilizados em oito províncias abarcam um projecto que, na segunda fase da sua implementação, contempla as regiões do Cunene, Zaire, Lunda-Norte e Lunda-Sul.
As organizações e produtores individuais beneficiários sabem que por um tractor vão pagar o valor de 50 milhões de kwanzas, num período de cinco anos, com uma taxa módica de juro de um por cento.
O FADA, no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, dinamiza escolas itinerantes de mecanização ligeira, a fim de formar jovens, em oito províncias, para operarem os equipamentos e realizarem as manutenções básicas indispensáveis.
Desde o início deste ano, o FADA já respondeu nove mil dos mais 13 mil pedidos de financiamentos solicitados, avaliados em mais de 130 milhões de kwanzas.
"Osi Yetu” quer dizer "Nossa terra” na língua Umbundu, falada pelas populações no Sul de Angola, mas é a designação de um programa nacional de iniciativa do FADA.
-
Aceleração da agricultura familiar leva programa “Osi Yetu” para a Lunda-Sul