• Acordo alcançado na Turquia relança projecto de Kassinga


    A Sonangol e o grupo Tosyali chegaram, segunda-feira, a um entendimento para dar impulso ao projecto minero-siderúrgico estratégico de ferro e aço de Kassinga.
    O entendimento, alcançado por ocasião da visita que o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás efectua à Turquia, prevê a integração da petrolífera angolana na nova estrutura societária Tosyali Iron & Steel Angola S.A.
    O presidente da Holding turca, Fuat Tosyali, considerou o gesto uma demonstração real do empenho e compromisso do Estado angolano na concretização do projecto.
    "Com a entrada da Sonangol na nova estrutura societária, o projecto de ferro e aço de Kassinga vai ganharuma nova dinâmica”, segundo Fuat Tosyali.
    Um comunicado refere que o projecto Tosyali Angola, que poderá arrancar a sua produção em meados de 2027, será um marco significativo na estratégia do Executivo de diversificação da economia.
    Segundo o documento, esta importante commodity irá abastecer o mercado nacional e alimentará as exportações, aumentando o volume de receitas e geração de postos de trabalho.
    O projecto mineiro de Kassinga tem como ponto de partida a reactivação da Jamba Mineira, na Huíla, e a transformação do ferro em aço na siderurgia a ser instalada no Terminal Mineraleiro de Sacomar, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe.
    O aço é uma commodity de grande relevância para os sectores da Energia, Construção Civil, Manufatura e Produção, Transportes, entre outros, sendo um produto essencial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer país.
    A jornada de trabalho na cidade de Hatay, onde se situa o complexo siderúrgico do grupo Tosyali, dotado de tecnologia de automação de última geração e de um porto para exportação do produto acabado para abastecer o mercado internacional, marcou o termo da visita do ministro Diamantino Azevedo à Turquia.
    A delegação angolana integrou o PCA da Sonangol, Gaspar Martins, e o embaixador na Turquia, José Patrício.