• Africanos convidados a unir esforços para um continente mais coeso e próspero


    O chamado à coesão e prosperidade de África, feito pelo

    Presidente João Lourenço, como líder da União Africana, por ocasião do 62º aniversário do continente, marcou as celebrações do 25 de Maio, na Turquia, na noite desta segunda-feira, sob o lema “Justiça para os Africanos e Pessoas de Ascendência Africana Através da Reparação".

    O evento decorreu num dos hotéis em Ankara e reuniu 38 países africanos, tendo Angola sido liderada pelo embaixador João Salvador dos Santos Neto, que se fez acompanhar pela esposa, além da presença do Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, diplomatas e representantes de empresas turcas com interesses em África.

    No hall do hotel, uma exposição a identificar cada membro da organização apresentava o portal das boas-vindas aos convivas, onde os países exibiram o que há de melhor das suas culturas e riquezas.

    A entoação do hino de África deu início ao acto propriamente dito, seguindo-se a intervenção do decano do Grupo Africano, S.E embaixador Majok Guandong Thiep, enaltecendo os feitos dos panafricanistas, pioneiros da emancipação de Àfrica e dos desafios que o continente enfrenta.

    O decano do Corpo Diplomático na Turquia, Aden Houssein Abdillahi, também africano, felicitou os irmãos, encorajando-os para a luta contínua em prol do desenvolvimento, autonomia e bem-estar dos africanos.

    Um momento especial foi reservado à mensagem do Presidente em Exercício da União Africana e Chefe de Estado angolano, João Lourenço, dirigido à comunidade, por ocasião da data, em que apela à consciência para união de esforços entre os países-membros, visando fortalecer o continente, garantir o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida para os seus filhos.

    O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Burhanettin Duran, em representação do Governo turco, realçou a importância da data para a definição de objectivos que propiciam o desenvolvimento de África.

    O governante aproveitou a ocasião para reiterar os laços de irmandade com África e agradecer o apoio prestado por muitos países africanos, aquando do terramoto que devastou cidades e dizimou milhares de turcos, em 2023.

    Vídeos promocionais dos diferentes países e músicas foram projectados durante a celebração, o que permitiu absorver a cultura africana e ver o grau de desenvolvimento de alguns membros, atraindo a atenção de potenciais investidores.

    A noite foi preenchida com momentos lúdicos e gastronomia africana.

    Os promotores do evento foram agraciados com certificados pelo empenho, numa verdadeira festa à moda africana.