• Angola apresenta grandes avanços na adopção de energias renováveis


    O secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, apresentou os avanços e estratégia de Angola na adopção de energias renováveis e combate aos efeitos das alterações climáticas.
    Arlindo Carlos encabeçou a delegação angolana na 15ª Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), realizada, na segunda-feira e ontem,em Abu Dhabi.
    Angola participou na qualidade de membro permanente da organização multilateral e passou uma mensagem virada às acções em curso para uma transição energética eficaz.
    O secretário de Estado para a Energia sublinhou a necessidade de uma transição energética justa e equilibrada, assegurando que o país aborda a questão também como uma via para o crescimento económico, que concorre para a formação de valências técnicas e, por via desta, a redução da pobreza.
    O financiamento aos países também foi objecto de abordagem do secretário de Estado, enfatizando a matriz heterogénea que configura o conjunto dos países membros da IRENA.
    O encontro decorreu sob o lema “Acelerando a Transição para Energias Renováveis – O Caminho a Seguir”, marcando, assim, a primeira reunião internacional de energia do ano, que contou com a participação de mais de 1.400 delegados de 170 países, entre especialistas em energia e líderes do sector.
    As entidades discutiram, também, a contribuição e a importância das energias renováveis nas matrizes energéticas dos países membros e de forma global.
    As discussões foram em torno de como triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, apoio às transições em economias emergentes e como alavancar fluxos financeiros inovadores em países necessitados.
    A IRENA, com apoio dos Emirados Árabes Unidos, tem um plano definido para capitalizar 25 Estados-membros.
    À margem da 15ª Assembleia da IRENA, realiza-se a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW), a decorrer de 12 a 18 do corrente mês com a participação de Chefes de Estado, ministros, delegados de alto nível e especialistas, para acelerar os esforços de sustentabilidade no mundo. A delegação angolana vai também participar neste certame internacional.
    Angola assumiu, nos últimos 12 meses, a vice-presidência da IRENA, em representação do grupo dos países africanos, passando agora o mandato para a Namíbia. A presidência é assumida pela Eslovénia.
    Durante o mandato, Angola partilhou a experiência de transição energética, tendo a 14ª Assembleia, realizada de 16 a 18 de Abril de 2024, recomendado aos demais Estados-membros a adopção da experiência do país em matérias de transição energética.
    A delegação integrou o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, na qualidade de representante permanente junto da organização, técnicos do Ministério de Energia e Águas (MINEA) e funcionários da Embaixada.