• ANGOLA BUSCA PARCEIROS NO FÓRUM GLOBAL DE CONECTIVIDADE DOS TRANSPORTES DE ISTAMBUL


    O Embaixador João Salvador dos Santos Neto representa Angola no Fórum Global de Conectividade dos Transportes, “Conectividade Perfeita, Possibilidades Ilimitadas”, que decorre no Centro Internacional de Convenções e Exposições Lütfi Kırdar, em Istambul, de 27 a 29 de Junho.

    O evento promovido pelo Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia, com o apoio do Banco Mundial, visa buscar iniciativas para criação de redes de transporte eficientes, de baixo carbono e bem investidas, facilitar os fluxos de comércio e investimento, bem como fortalecer as cadeias também de suprimentos, promover o financiamento, a coesão social e garantir a resiliência aos desafios.

    Ao entrevistar na abertura do "Fórum Global de Corredores de Transporte", o Presidente Recep Tayyip Erdoğan, encorajou os 70 Ministros dos Transportes presentes, na busca de soluções para o desenvolvimento de redes globais de transportes mais integrados.

    “Espero que vocês tenham a oportunidade de discutir muitas questões, como oportunidades de cooperação transfronteiriça, etapas de digitalização, investimentos em infraestrutura e harmonização dos processos de transporte de trânsito no âmbito do fórum. Vocês são atualmente convidados de um país que oferece acesso direto a 67 países e aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas em apenas 4 horas de voo.

    O Corpo Diplomático acreditado na Turquia foi convidado ao evento, e é nesta condição que o Embaixador de Angola na Turquia, João Salvador dos Santos Neto e acompanhantes, assistiram ao painel intitulado "O Futuro da Conectividade Global num Mundo Fragmentado" em que também foi palestrante o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, que apelou maior união na tomada de decisões.

    “Hoje, mais do que nunca, precisamos trabalhar juntos em iniciativas alternativas para aumentar a confiança e garantir maior previsibilidade no comércio internacional”.

    Hakan Fidan, a firmou que os acontecimentos das últimas semanas revelaram ainda a importância estratégica dos transportes e que o atual ambiente geopolítico colocou a energia, os transportes e a digitalização na vanguarda da política externa. Enfatizou que a Turquia está numa posição adequada para assumir um papel de Liderança nesse sentido.

    E porque Angola procura identificar potenciais parceiros para o corredor do Lobito, o Fórum é uma oportunidade sóbria para o efeito. Portanto, o Embaixador João Neto aproveitou uma breve saudação ao Ministro Kakan Fidan, para manifestar a sua satisfação por phaser parte do evento. À margem do Fórum localizam-se contactos com empresas turcas interessadas na edificação de infraestruturas e investimentos no sector mineiro, em Angola.

    No primeiro dia foram abordados contatos como: a Conectividade Estratégica para uma Europa Resiliente, O Futuro da Conectividade num Mundo Fragmentado, bem como os Desafios Emergentes, Tendências e Dinâmicas para a Conectividade Global.

    Participam no evento Ministros dos Transportes, Organizações Internacionais Relacionadas ao Transporte, Instituições Financeiras Internacionais, Empreiteiros, Engenheiros e Gerentes de Construção, Fabricantes, Fornecedores e Distribuidores de Equipamentos, Institutos de Pesquisa e Acadêmicos de Transporte, Especialistas em Transporte entre outros.