• Angola e Africa CDC abordam em Luanda matérias de segurança sanitária


    O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, recebeu, na tarde desta segunda-feira, em Luanda, o director-Geral do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC), Jean Kaseya.

    O responsável pelo Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças encontra-se em Luanda desde domingo, à frente de uma delegação para uma missão oficial centrada em matérias de segurança sanitária e resposta a emergências de saúde pública, conforme nota do MIREX.

    Durante o encontro, as duas entidades debruçarem-se sobre o reforço da parceria entre Angola e o África CDC para o combate às epidemias de cólera e malária, bem como o fortalecimento da capacidade nacional de preparação e resposta a surtos epidémicos.

    O director-deral do África CDC partilhou com o secretário de Estado para as Comunidades do MIREX os progressos e iniciativas em curso no âmbito do apoio prestado a Angola, particularmente na luta contra o surto de cólera que afecta diversas províncias do país.

    Referiu que, em coordenação com o Ministério da Saúde de Angola, o África CDC tem assegurado apoio técnico especializado, mobilização de recursos humanos, fornecimento de materiais médicos e insumos laboratoriais essenciais para contenção do surto.

    Neste quadro de cooperação estratégica, Domingos Vieira Lopes manifestou satisfação pelos progressos substanciais alcançados no âmbito da assistência prestada pelo África CDC à República de Angola, tendo destacado a pertinência da acção conjunta no reforço das capacidades nacionais de prevenção, vigilância e resposta célere a situações de emergência sanitária de carácter epidémico.