No cumprimento da sua agenda diplomática em Johannesburgo, Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores de Angola, reuniu-se, nesta sexta-feira, 21 de Fevereiro, com o seu homólogo do Japão, Sua Excelência Takeshi Iwaya, no âmbito do estreitamento das relações entre os dois países.
A ocasião serviu para os dois governantes analisarem o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e o Japão, que passa pelo desenvolvimento económico, com foco para o Corredor do Lobito.
Nesta perspectiva, avaliaram a importância estratégica desta via para o comércio regional e a necessidade de incrementar os investimentos em infraestruturas ferroviárias, portuárias e logísticas.
A cooperação entre os dois países no sector energético, nomeadamente os projectos em curso para a expansão das linhas de transmissão de energia eléctrica no sul de Angola também mereceu atenção durante o encontro.
No domínio das telecomunicações, debruçaram-se sobre a implementação do projecto de televisão digital, iniciativa essencial para a modernização do sector das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social no país.
Sua Excelência Téte António aproveitou a ocasião para convidar o sector privado japonês a investir em diversas áreas estratégicas de Angola, como infraestruturas, indústria e tecnologias de informação.
O encontro permitiu ainda avaliar os acordos de investimento assinados em Julho do ano passado, os quais evidenciaram o compromisso de ambas as partes com o dinamismo do sector empresarial.
No plano político-diplomático, os dois ministros abordaram sobre os desafios de paz e segurança no continente africano, com especial atenção à situação na República Democrática do Congo (RDC).
O titular da pasta da diplomacia japonesa salientou a importância dos Processos de Luanda e de Nairobi como instrumentos essenciais para a pacificação da região e a promoção do diálogo entre as partes envolvidas no conflito.
O governante angolano qualificou o Japão como parceiro fiel de Angola e recordou o apoio deste país nipónico em momentos decisivos da história angolana.
Nesse sentido, referiu que a visita de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço Presidente da República de Angola ao Japão, traduziu-se num passo decisivo na consolidação dos laços que unem esses dois países irmãos.
O momento serviu igualmente para o Ministro Takeshi Iwaya saudar a República de Angola pela presidência da União Africana e felicitar o país pela celebração do 50º Aniversário da Independência Nacional.
Quanto ao multilateralismo, os dois chefes da diplomacia referiram a necessidade de fortalecer as relações bilaterais no quadro da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), onde Angola confirmou a sua presença na próxima edição com uma delegação de alto nível.
Outrossim, o Japão expressou o seu apoio à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e anunciou a intenção de apresentar candidatura a um assento como membro não permanente do órgão em 2032.
As relações diplomáticas entre Angola e o Japão iniciaram-se em 1976, logo após a Independência da República de Angola.
O Japão tem sido um parceiro importante no desenvolvimento económico e social de Angola, com cooperação em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desminagem.
De igual modo, há trocas comerciais, com o Japão a importar petróleo e outros recursos naturais angolanos.