Terminou hoje, quarta-feira, a III Comissão Conjunta Comercial Económica e Técnica, entre os governos da Turquia e Angola, co-presidida pelos ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino de Azevedo, e da Energia e Recursos Naturais da Türkiye, Alparslan Bayrakthar, evento em que as partes reafirmaram o compromisso de fortalecimento das relações de cooperação nos diferentes domínios.
O Ministro Diamantino de Azevedo, apresentou o potencial de investimentos em Angola, convidando a parte turca a investir nos vários domínios da economia nacional, com realce para o mineiro, energias renováveis, Infraestruturas, agricultura, formação de quadros e indústria transformadora.
Na ocasião, convidou o homólogo turco a participar na Conferência de Petróleo e Gás, a decorrer em Setembro, em Luanda, no âmbito das celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional.
Por sua vez, o ministro Turco enalteceu os avanços económicos que Angola regista, falou dos investimentos turcos em África, com um volume de negócios estimado em 37 mil milhões de dólares, e dos desafios e reformas no sistema de comercio multilateral, confiante de que as relações de cooperação com Angola conheçam níveis privilegiados.
A sessão assinalou como ponto alto, a assinatura do processo Verbal da III Comissão Conjunta, instrumento que formaliza os novos parâmetros de cooperação entre os dois países.
A delegação angolana à III Comissão de Cooperação Multissectorial, encabeçada pelo Ministro Diamantino de Azevedo, integrou o Embaixador de Angola na Turquia, João Salvador dos Santos Neto, o Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Vieira Lopes, técnicos dos ministérios das Relações Exteriores, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Agricultura e Florestas, Saúde, Turismo, Ensino Superior Tecnologias e Inovação, Educação e Juventude e Desportos.