Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, participou na tarde desta quinta-feira, 05 de Setembro, em Beijing, na Reunião de Alto Nível sobre Cinturão e Rota de Alta Qualidade, inserida no programa da 4ª. Cimeira de Cooperação China-África 2024, que decorre na capital chinesa.
Acompanhado de Suas Excelências Ricardo Viegas d’Abreu, Ministro dos Transportes e João Salvador dos Santos Neto, Embaixador de Angola na China, o Ministro Téte António começou por agradecer, em nome de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, à Sua Excelência Xi Jinping, Presidente da República Popular da China e ao seu Governo pelas excelentes condições de trabalho e hospitalidade colocadas a disposição da delegação angolana, assim como todo os esforços envidados para o sucesso da Cimeira.
Perante um auditório composto por Chefes de Estado e de Governo e de Representantes de Organizações Internacionais e Regionais, o Ministro Téte António afirmou que o evento acontece num momento em que se impõe a construção de uma rede de conectividade tridimensional que apoie a economia mundial aberta, a realização de cooperação pragmática, como mecanismo de promoção do desenvolvimento verde, inovação científica e tecnológica, com vista a facilitar o intercâmbio entre pessoas, bens e serviços.
O Chefe da diplomacia angolana saudou as 10 medidas anunciadas na manhã desta quinta-feira, em Beijing, por Sua Excelência Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, durante a 4ª. Cimeira de Cooperação Sino-Africana, que inclui igualmente a conectividade.
A Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), lançada pela China em 2013, é uma das mais ambiciosas iniciativas de infraestruturas e desenvolvimento global do tempo actual, com foco na construção de uma rede de infraestruturas inter-conectadas e na promoção do comércio internacional.
A cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) é vital para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e cooperativas abrangentes China-África. Incorpora o espírito de amizade e cooperação China-África num novo contexto histórico , uma forma de cooperação caracterizada pela sinceridade e amizade, igualdade e benefício mútuo, desenvolvimento comum, equidade e justiça, e progresso em sintonia com os tempos.
No âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, a China e África embarcaram numa nova era de complementaridade nas estratégias de desenvolvimento.
Abriu-se novas perspectivas na colaboração em infra-estruturas, criou-se uma plataforma para a cooperação comercial e de investimento, assim como foi alcançado progressos inovadores na redução da pobreza e na partilha de benefícios, ao mesmo tempo que atingiu-se novos patamares na cooperação científica, tecnológica e cultural.
-
Angola na Reunião de Alto Nivel da 4ª Cimeira de Cooperação China- África 2024