Angola reiterou, quinta-feira, o compromisso em apoiar a República Centro-Africana (RCA) na busca pela paz e pela estabilidade do país.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, o posicionamento do país foi reiterado durante um encontro entre o cônsul-geral de Angola na República Centro-Africana, Nkosi Mankenda, e o chefe da Missão do Conselho da União Europeia na República Centro-Africana (EUAM RCA), coronel José Marques Dias.
Na ocasião, as duas individualidades discutiram vários assuntos de interesse para a vida da EUAM na RCA, sobre a incidência e actuação desta Organização da União Europeia na RCA, relativamente às operações de paz, e ao modo como a UE ou a ONU contribuem para a resolução do conflito e posterior consolidação da paz na República Centro-Africana.
As entidades abordaram, igualmente, os próximos passos para a missão EUAM na RCA, incluindo o reforço do apoio às forças de segurança, sobretudo no que diz respeito à formação de oficiais da polícia judiciária, policia técnica e cientifica, polícia fronteiriça e polícia penitenciaria no combate aos grupos armados e à promoção do Estado de Direito.
Por sua vez o coronel José Marques Dias, fez uma incursão sobre o conflito que assolou a RCA, desde 2003 até à actualidade e principalmente sobre a participação militar portuguesa nesse Estado, a partir de Janeiro de 2017, até à actualidade, da componente humanitária do conflito no referido país, da Política Externa Portuguesa, assim como dos interesses de países externos na República Centro-Africana.
O oficial português ao serviço União Europeia falou, ainda, das várias dimensões sobre o conflito na RCA, desde a dimensão política até à dimensão económica, da dimensão social à dimensão humanitária, destacando as inúmeras conquistas, e evocando os ambiciosos projectos que se avizinham, o que demonstra o empenho inabalável da EUAM no reforço da estabilidade e segurança na República Centro-Africana.
Já o cônsul geral de Angola na RCA, Nkosi Mankenda, congratulou-se com a avaliação positiva do chefe da Missão do Conselho da União Europeia na EUAM RCA, tendo sublinhado a importância da cooperação contínua entre os dois Estados para enfrentarem os desafios de segurança que o país se depara.
Angola faz parte do Comité Estratégico de Acompanhamento do Processo para o Retorno à Paz na República Centro-Africana, no quadro do Roteiro Conjunto de Luanda para a Paz e Segurança no referido território, concluiu o diplomata nacional.