• Aprofundamento das Relações Bilaterais entre Angola e os Estados Unidos da América em Análise


    O aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e os Estados Unidos da América esteve, no final da tarde desta terça-feira, 24 de Junho, em Luanda, no centro do encontro entre Suas Excelências Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, e Massad Boulos, Conselheiro Sénior do Presidente Donald Trump para os Assuntos Africanos, Árabes e do Médio Oriente.

    O encontro realizou-se à margem da 17ª Edição da Cimeira de Negócios África – Estados Unidos da América, que decorre em Luanda entre os dias 22 e 25 do corrente mês, e marcou o primeiro téte-a-téte entre as duas entidades, após anteriores trocas de impressões por via telefónica.

    Durante o encontro, Sua Excelência Massad Boulos destacou a importância da Cimeira de Negócios como plataforma para o estreitamento das parcerias entre o continente africano e os Estados Unidos da America, tendo na ocasião, manifestado o seu interesse em visitar o Corredor do Lobito.

    Esta importante via de transporte ferroviário e portuário, interliga a República Democrática do Congo e a Zâmbia ao Porto do Lobito, em Angola, e oferece uma alternativa estratégica para o escoamento de recursos minerais e mercadorias da África Central para o mercado global.

    O responsável norte-americano enalteceu igualmente o papel de Angola na União Africana, sob a liderança de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, onde destacou os esforços do Chefe de Estado angolano na promoção da paz e estabilidade no continente africano.

    Sua Excelência Massad Boulos fez referência específica ao ambiente de insegurança prevalecente no continente africano, sobretudo em regiões como o Sahel, o Sudão, o Sudão do Sul, a República Democrática do Congo e a Líbia.

    Segundo o Conselheiro Sénior do Presidente Donald Trump, os Estados Unidos da América procuram mecanismos que permitam contribuir para a resolução dos conflitos nestas regiões, inspirando-se em iniciativas como o Processo de Luanda e o Processo de Nairobi.

    Na vertente económica, exortou a necessidade da criação de mecanismos para assegurar o desenvolvimento económico regional.

    O Conselheiro Sénior do Presidente Donald Trump termina esta noite a sua visita à capital angolana, estando de regresso a Washington após a sua participação nos trabalhos da 17ª Cimeira de Negócios África – EUA.

    Importa referir que Massad Boulos foi nomeado no dia 01 de Dezembro de 2024, quando o então Presidente-eleito Donald Trump anunciou a sua escolha para Conselheiro Sénior do Presidente para os Assuntos Árabes e do Médio Oriente.

    A partir de 01 de Abril de 2025, passou também a exercer funções como Conselheiro Sénior para os Assuntos Africanos no Departamento de Estado dos EUA, com o propósito de reforçar o envolvimento dos Estados Unidos da América com o continente africano, tanto nos planos político-diplomático como económico.