• Benguela projecta colher feijão em grande escala


    As comunas do Dombe Grande e Canjala, nos municípios da Baía Farta e Lobito, respectivamente, têm estado a contribuir significativamente na produção de feijão na província de Benguela, cuja previsão é de colher, este ano agrícola, mais de 20 mil toneladas.
    Segundo informou ao Jornal de Angola, o director provincial da Agricultura e Pescas de Benguela, Leilande da Costa, à margem do encerramento da Acção Formativa de Mecanização Ligeira, que decorreu no município da Catumbela, este ano, produziu-se muito feijão.
    O feijão, explicou, é uma das maiores culturas a ser produzida e, mediante o empenho dos camponeses e agricultores, para esta época, "vai se colher muitas toneladas, numa média de mais de 20 mil”.
    Com os parceirosdo Governo, frisou, tem se estado a desenvolver actividades no sentido de proteger os agricultores.
    Leilande da Costa explicou que, em conformidade com os programas do Executivo, anualmente, os agricultores e camponeses têm estado a beneficiar de apoios, consoantes os programas existentes, com realce ao crédito agrícola e formação em técnicas específicas, visando maior produção e produtividade.
    A par da assistência técnica, explicou, ao mesmo tempo, está-se a dar técnicas e garantias de que o feijão tenha como destino primário o mercado interno.
    Sobre as medidas que estão a ser tomadas para evitar que o feijão produzido em Benguela, seja, preferencialmente, comercializado na República de Democrática do Congo, conforme tem acontecido, O dirigente disse que alguma das vezes, simplesmente, é um negócio que acontece entre agricultores e cidadãos daquele país.
    Saiba mais: https://rb.gy/c6yhgd