• Camacupa espera colher 51 mil toneladas de milho


    Cinquenta e uma mil toneledas de milho é o que os camponeses agrupados em associações, cooperativas agrícolas e produtores individuais do município de Camacupa na província do Bié, esperam colher na presente campanha 2024/2025, anunciou, ao Jornal de Angola, a directora municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Margarida Cândido Savili.
    Na campanha agrícola passada 2023/2024, a cifra atigindas foi de aproximadamente 30 mil toneladas.
    Margarida Cândido Savili, realçou que as famílias camponesas desta região Centro do país para além do milho esperam também colher diversas toneladas de feijão, soja, arroz amendoim, batata-rena, doce, mandioca, frutas e hortícolas diversas, cultivadas nas diversas aldeias, povoações e ombalas.
    Dados indicam ainda que a fazenda agro-industrial pertencente às Forças Armadas Angolanas preparou 1.000 hectares e a previsão de colheita por hectare é de seis toneladas.
    A fazenda Agro-industrial ocupa uma extensão de 10 mil hectares. Possui máquinas e técnicos suficientes para dar resposta às expectativas.
    A responsável atribui as perspectivas de colheita animadoras ao empenho das famílias camponesas e das chuvas que caem regularmente.
    Na presente campanha, a produção em Camacupa está a ser desenvolvida por 30 mil e 897 famílias camponesas, numa área de 64 mil hectares de terra.
    O processo de produção envolve também pequenos produtores que já praticam agricultura para fins comerciais, visando a garantia do desenvolvimento socioeconómico do município de Camacupa.
    A directora Margarida Cândido Savili explicou que, no âmbito do fomento agrícola, o município beneficiou de sementes diversas, fertilizantes para além de diversos instrumentos de trabalho como motocultivadoras, enxadas, catanas e outros.