PR RECEBIDO AO SOM E RITMO DA CULTURA LOCAL E DA MUSICALIDADE ANGOLANA (TCHIANDA)
Para fazer História, desembarcou quinta-feira ao fim da tarde (tempo local) na cidade de Addis Ababa [Nova Flor na língua autóctone] o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Quando regressar a Luanda na próxima segunda-feira, 17 de Fevereiro, o estadista angolano será já o novo Presidente em exercício da União Africana, honroso cargo para o qual vai ser confirmado dois dias antes, sábado 15, inscrevendo assim o nome de Angola na lista das nações que alguma vez lideraram a maior organização político-diplomática do continente.
A cerimónia em que João Lourenço receberá das mãos do seu antecessor (Chefe de Estado da Mauritânia) a batuta simbólica do poder rotativo vai acontecer dia 15 de manhã, na mais aguardada das plenárias previstas para a edição anual - trigésima oitava - da Conferência Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
Entretanto esta sexta-feira, um dia após a sua chegada à capital etíope, o Presidente da República de Angola começa a cumprir o seu programa de trabalho, participando numa reunião de alto nível do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, convocada expressamente para abordar as críticas situações de segurança do Sudão e do Leste da República Democrática do Congo (RDC). Está previsto que o Presidente João Lourenço discurse nesse encontro, onde se aguarda a presença de figuras como o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e os Presidentes do Congo Democrático, Félix Antoine Tshisekedi, e do Ruanda, Paul Kagame.
DESEMBARQUE AO RITMO DA TCHIANDA
Em nota digna de registo, porque inédita, o Presidente de Angola foi recebido, quando desembarcou no aeroporto de Adis-Abeba, por um grupo de bailarinos da dança tchianda, angolanos, enquanto se escutava uma canção da autoria de um dos mais representativos autores/intérpretes do célebre ritmo do Leste de Angola, Gabriel Tchiema.
-
CAPITAL ETÍOPE ACOLHE JOÃO LOURENÇO