• Centro de tecnologia SLB apoia acções da indústria petrolífera


    O primeiro centro que permite controlar operações de petróleo e gás de forma remota em África SLB é um instrumento importante para melhorar a performance da indústria petrolífera do país, especialmente para campos maduros, declarou, terça-feira, em Luanda, o ministro dos Recurso Minerais, Petróleo e Gás.
    Diamantino Azevedo interveio no acto inaugural do centro de colaboração, que oferece serviços digitais, de petróleo e gás, e de novas energias.
    Na ocasião, o governante afirmou que a SLB é uma iniciativa de capital importância para a resolução de problemas da indústria através da utilização de métodos e tecnologias bem como a digitalização.
    “O nosso país hoje tem uma percentagem alta de campos maduros”, afirmou.
    Então, disse, temos aqui mais uma oportunidade para o uso das empresas, clientes dessa prestadora de serviço, mas também para a Agência Reguladora, para o Ministério e para todas as outras instituições que actuam na indústria de petróleo.
    O ministro afirmou, ainda, existir uma série de instituições no país dedicadas à indústria extractiva que podem e devem colaborar com SLB, criando-se energias para que se possa fazer melhor aproveitamento dos meios tecnológicos e científicos disponíveis e assim melhorar a performance da indústria extractiva, bem como, o desenvolvimento do país e com isso obter a melhor qualidade de vida para a população.
    O ministro destacou, que o Instituto Geológico de Angola é, efectivamente, uma instituição importante para apoiar o Governo no aumento do conhecimento geológico do país através do seu capital humano e das suas infra-estruturas laboratoriais em Luanda, Huíla e Saurimo.
    “Temos ainda laboratórios da Sonangol, do Instituto Nacional de Petróleos, tendo reforçado que está a ser construído no Sumbe o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol”, disse.
    O SLB Digital Performance Centre é um marco para o SLB em África, a instalação de 3.200 pés quadrados servirá como um centro de colaboração e inovação, apoiando fluxos de trabalho digitais que melhoram a produção e recuperação de petróleo e gás. O Centro vai contar, igualmente, com uma exibição exclusiva de tecnologia de ponta e fluxos de trabalho destinados a melhorar o desempenho no sector de Energia.