O Complexo Hospitalar Dom Cardeal Alexandre do Nascimento realizou uma campanha de cirurgias cardíacas pediátricas, entre os dias 01 e 20 de Dezembro, sob o lema “Tratando Corações, transformando vidas”.
A campanha, uma iniciativa da Fundação da Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário, presidida pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, visou ampliar a capacidade de resposta nacional no tratamento de cardiopatias congénitas em crianças.
Este ciclo de intervenções decorreu em parceria com a Global Cardiac Alliance, cuja missão no país foi liderada pelo renomado cirurgião cardíaco pediátrico William Novick, uma das maiores referências mundiais nesta especialidade.
A equipa integrou ainda dois cirurgiões formados pelo próprio especialista, dois perfusionistas, um anestesista, uma enfermeira instrumentista, três intensivistas cardíacos pediátricos e seis enfermeiros especializados em cuidados intensivos cardíacos pediátricos.
Durante toda a missão, os profissionais internacionais trabalharam directamente com as equipas nacionais do Complexo Hospitalar, promovendo transferência de competências em contexto real de trabalho (training in-job) e reforçando a capacidade nacional para responder a casos altamente diferenciados nesta área crítica da saúde infantil.
Até ao momento, tinham já sido realizados seis procedimentos, incluindo dois casos de elevada complexidade que envolveram uma bebé de 25 dias de vida, portadora de transposição dos grandes vasos, e um recém-nascido de dois quilogramas, com agenesia parcial do esterno, uma condição rara e de alto risco.
Até ao final da campanha, estavam previstas pelo menos 24 cirurgias cardíacas pediátricas. Os pacientes eram crianças provenientes de diversas províncias do país, mas a maioria residia em Luanda.