• COMUNIDADE PARLAMENTAR FRANCÓFONA CONGRATULA-SE COM ADESÃO DE ANGOLA


    A comunidade parlamentar francófona congratulou-se, esta terça-feira, 15, em Brazzaville, República do Congo, durante a conferência dos presidentes, com a adesão de Angola como membro efectivo de pleno direito da Associação dos Parlamentos da Francofonia.

    A delegação parlamentar angolana, que participa, pela primeira vez, na 16ª Conferência dos Presidentes da Assembleia e da Secção da Região África da Associação dos Parlamentos da Francofonia como membro efectivo, foi aplaudida de pé pelos presidentes dos parlamentos da organização.

    Os parlamentares consideram que a adesão da Assembleia Nacional de Angola que, com a sua vitalidade e provas demonstradas como uma instituição forte e de pilar da democracia, será uma mais-valia para a comunidade francófona.

    O parlamento angolano foi admitido, em Julho de 2024, em Montreal (Canadá), como membro de pleno direito da Associação dos Parlamentos da Francofonia, durante a 49ª assembleia da organização.

    O processo de admissão da Assembleia Nacional no Grupo dos Parlamentos da Francofonia começou em 2023 aquando da participação de Carolina Cerqueira na assembleia realizada em Abidjan (Cote D'Ivoire).

    Assembleia da Francofonia

    Criada em 1970, a Assembleia da Francofonia é uma organização Inter-parlamentar composta por 90 secções formadas por parlamentos e organizações interparlamentares que têm em comum a língua francesa e actua como assembleia consultiva da francofonia.

    A organização tem como objectivos representar os interesses e aspirações dos povos da comunidade com a francofonia, promover a democracia, o estado de direito e os direitos humanos, particularmente dentro da comunidade francófona, trazer uma perspectiva política às autoridades da francofonia e transmitir opiniões de acordo com as autoridades da Francofonia.

    Entre os objectivos da organização consta ainda a promoção da cooperação e fortalecer a solidariedade dentro da comunidade francófona, respeitando o direito ao desenvolvimento, divulgar e promover o papel internacional dos parlamentares, contribuir para o desenvolvimento e conhecimento mútuo das culturas e civilizações dos povos que fazem uso regular da língua francesa, sem cultura e civilização francesa, contribuir para a influência da língua francesa.

    A Organização Internacional da Francofonia possui 88 Estados e de Governos membros, dos quais 54 são membros plenos, sete associados e 27 membros observadores.

    Com uma população de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonos e maioritariamente de África, a organização implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito das populações dos países que a integram.