O chefe da diplomacia angolana, Téte António, manteve, na cidade do Cairo, um encontro de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto, Badr Ahmed Mohamed Abdelatty.
As duas entidades reuniram-se na sede da diplomacia egípcia no âmbito da visita oficial do Presidente João Lourenço, a realizar-se de 28 a 30 de Abril, no Cairo, a convite do Chefe de Estado do Egipto, Abdel Fatah Khalil Al-Sisi.
No encontro, avança o MIREX em nota de imprensa, Téte António e Badr Ahmed Mohamed Abdelatty fizeram um breve resumo das relações entre os dois países e uma análise profunda do estado da cooperação.
Debruçaram-se, também, sobre a necessidade do incremento da cooperação bilateral, sobretudo nos domínios da economia, comércio, saúde, educação, formação técnica e profissional, petróleo e gás, finanças, agricultura e pesca.
Além disso, os dois países estão a trabalhar para a preparação da Primeira Sessão da Comissão Bilateral, que deverá avaliar a cooperação existente entre Angola e o Egipto e identificar novas áreas de intercâmbio, revela o comunicado.
Paz e segurança nos Grandes Lagos
Neste particular, os ministros passaram de igual modo em revista aspectos relacionados com a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, especialmente com os conflitos que ainda persistem entre o Rwanda e a RDC, assim como a instabilidade no Sudão, Somália e Sudão do Sul.
"Comprometeram-se em continuar a trabalhar de mãos dadas dentro da União Africana, de modo a cumprir a Agenda 2063, bem como a encontrar soluções inovadoras que contribuirão para o desenvolvimento do continente", refere.