• Cooperação com o PNUD centrada no desenvolvimento sustentável


    O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Ahunna Eziakonwa, avaliaram terça-feira, em Luanda, questões ligadas ao fortalecimento da cooperação entre Angola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com foco no desenvolvimento sustentável, diversificação económica e a implementação de projectos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

    A apreciação foi feita na sede da diplomacia angolana durante um encontro de trabalho entre as duas entidades.

    Segundo o Ministério das Relações Exteriores, durante o encontro Téte António ressaltou a importância do apoio do PNUD na materialização dos objectivos nacionais de desenvolvimento, tendo sublinhado a necessidade de se alinharem as iniciativas da agência da ONU às prioridades do Executivo angolano.

    Questões de paz e segurança, com particular atenção ao conflito que prevalece no Leste da República Democrática do Congo (RDC), também estiveram em análise. Neste capítulo, Téte António destacou os esforços de Angola para a resolução pacífica da crise, onde referiu o papel da diplomacia angolana na mediação entre as partes envolvidas e na busca de soluções sustentáveis para a estabilidade da região.

    A também administradora- adjunta do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e directora do Gabinete Regional para África destacou a necessidade de reforçar os programas voltados para a juventude angolana, com foco para iniciativas de desenvolvimento sustentável que promovam oportunidades de educação e emprego.

    Dentre as acções abordadas, Ahunna Eziakonwa apontou a implementação de programas de bolsas de estudo para jovens angolanos em áreas estratégicas para o crescimento do país, bem como iniciativas de capacitação técnica e profissional que facilitem a sua inserção no mercado de trabalho.

    A alta entidade da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável para África encontra-se no país para uma visita de trabalho de 72 horas, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre as prioridades de desenvolvimento do Governo angolano, reforçar o interesse do PNUD em continuar a apoiar o país em diversos sectores e melhorar a parceria existente entre o PNUD e Angola.

    O momento serviu, igualmente, para a secretária-geral adjunta da ONU felicitar a República de Angola pela sua eleição para a presidência da União Africana em 2025, expressando as grandes expectativas em relação ao mandato angolano e o interesse do PNUD em colaborar estreitamente com Angola na implementação de iniciativas alinhadas com os objectivos da União Africana.

    O encontro foi testemunhado pela directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Sara Silva, a coordenadora Residente da ONU em Angola, Zahira Virani, a representante residente do PNUD, Denise António, além de membros do corpo diplomático e das Nações Unidas acreditados em Angola e altos funcionários da diplomacia angolana.