A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Turquia reuniu nesta quarta-feira , pela primeira vez, académicos e estudantes , na Faculdade de Língua, História e Geografia da Universidade de Ankara, para falar sobre “Português- Uma língua Pluricêntrica.”
O evento enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, contou com a presença dos Embaixadores de Angola, Brasil, Guiné Equatorial , Portugal e representantes da Reitoria da referida Universidade.
O Embaixador de Angola, João Salvador dos Santos Neto, ao usar da palavra relembrou a posição de Angola sobre a comunidade durante a sua presidência no biénio 2021 -2023, onde elegeu como prioridade uma cooperação económica mais coesa entre os Estados membros, a diversidade cultural e promoção da mobilidade. Terminou augurando que nos próximos anos aumente o número de turcos a expressarem-se na lingua portuguesa, para elevar a cooperação com a CPLP.
As conferências foram feitas por três países Angola, Brasil e Portugal. O Professor José Luís Mendonça, da Universidade Agostinho Neto representou Angola, com o sub-tema “O Pluricentrismo na Antropogénese da Angolanidade".
Do Brasil, a professora Márcia Franco da Universidade de São Paulo falou sobre “ O Pluricentralismo da Língua Portuguesa” e a professora Carla Rodrigues de Almeida da Universidade Aberta de Portugal, apresentou " A Língua Portuguesa no Contexto dos Usos".
A tarde reservou igualmente surpresas, como o sorteio e a declamação de poesias, que tornaram o encontro mais interactivo. Os sorteados receberam das mãos dos embaixadores, livros dos respectivos países.
Já o assalto poético feito pelos estudantes turcos permitiu ouvir os poemas "Içar da Bandeira" do Dr. António Agostinho Neto e os "Meninos do Huambo" da autoria de Rui Mingas.
E por se tratar também do dia da Cultura, os convivas foram agraciados com um cocktail de iguarias, que fazem a marca de cada país.
Uma experiência gratificante para todos.