• Cuanza-Norte apresenta excedente de mais de 40 mil ovos à disposição


    Mais de 40.000 ovos estão disponíveis para a comercialização, resultante do excedente produzidos através do projecto escola rural de capacitação e ofícios, denominada “Cidadela Jovem de Sucesso”, no município de Lucala, província do Cuanza-Norte.

    A produção dos ovos surgiu a cinco meses depois da inauguração do projecto, pela Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, em duas das quatro naves existentes, a nível da escola, onde estão a ser criadas mais de 2.000 mil galinhas poedeiras, das 3.200 existentes.

    O projecto avícola concebido para garantir dois ovos por dia, aos 120 inquilinos do projecto, entre alunos, formadores e pessoal de apoio, ultrapassou a expectativa, tendo em conta a actual produção diária de mais de 2.000 unidades.

    De acordo com Pedro Menso Camuto, engenheiro agrónomo, coordenador da área de produção agrícola, o stock da escola tem disponível 40.747 ovos, para a comercialização, perfazendo um total de 1.158 cartões, que totalizam 113 caixas.

    Fez saber que o número de poedeiras em plena produção ultrapassa as duas mil, mas avançou que a geração de ovos vai aumentar para 3.342 unidades diárias, por causa das novas 1.200 matrizes que começam a brotar dentro dos próximos 30 dias.

    Realçou que as galinhas foram adquiridas na província do Cuanza-Sul, na fase de pintos e criadas e uma nave específica para adaptação e engorda, por um período aproximado de dois meses.

    O processo de alimentação exige técnicas meticulosas, que vão desde a preparação da água com sais minerais próprios, até à selecção da ração, tendo em conta a produção dos ovos.

    Salientou que as galinhas têm o prazo útil de dois anos, depois serão vendidas para o abate.

    O jovem de 28 anos do município da Banga, um dos 17 da província do Cuanza-Norte, conta que a experiência de trabalho é boa e desafiante, tendo em conta pressupostos como dedicação, espírito de sacrifício e paciência para a transmissão dos conhecimentos aos alunos.

    O agrónomo fez saber que a produção de ovos é feita pelos formandos, como parte da formação da componente produtiva da escola, acompanhados pelos formadores que garantem a instrução necessária para a coesão da formação dos estudantes na vertente da agropecuária.