**Ancara, 18 de Setembro de 2025- A Embaixada de Angola na Turquia realizou uma Webinar com o tema: Agostinho Neto e o seu legado para a geração Z, **com os docentes universitários, Manuel Muanza e Conceição Cristovão. Uma geração de 1990 e 2012 considerada sociologicamente pelas pessoas nascidas no auge das tecnologias digitais, sem memória dos acontecimentos mais importantes da história do mundo.
S.E Embaixador da República de Angola na República da Turquia, João Salvador dos Santos Neto apelou aos estudantes angolanos a investigarem mais sobre a vida e obra do primeiro Presidente e Fundador da Nação, António Agostinho Neto.
O Chefe da Missão diplomática de Angola na Turquia fez este apelo durante a cerimónia em saudação ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional frisando a máxima de Neto de que agricultura é a base e a indústria o factor decisivo, tendo em conta as medidas implementadas pelo executivo angolano para a diversificação da economia, com aposta na produção nacional.
João Salvador dos Santos Neto disse ainda que o país espera dos jovens estudantes um maior contributo com o seu saber, enquanto motor do desenvolvimento do país.
Durante a Webinar, na sua dissertação virada para a dimensão política de Agostinho Neto, o académico e escritor Manuel Muanza disse que enquanto político Agostinho Neto não mediu esforços para libertação e independência do país, adiantando que a geração Z deve colaborar com os mais velhos de modo a unir ideias e sinergias em prol do país.
Já o docente universitário e escritor, Conceição Luís Cristovão que abordou o contributo da poesia de Neto na Literatura Angolana, explicou que a poesia de Neto não se trata apenas de palavras escritas, mas trazem significados que exprimem a vivência da época, e que deve ser tida como inspiração na resolução de muitos problemas actuais. Conceição Cristovão avançou também que os mais velhos devem passar testemunho à nova geração e ouvir os seus anseios como premissa na resolução de conflitos geracionais.
No evento foi exibido um vídeo que retrata a vida e obra de Agostinho Neto, enquanto político, escritor, médico e pan-africanista. Agostinho Neto nasceu a 17 de setembro de 1922 e perante a África e o Mundo proclamou a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, há quase 50 anos.
Durante o evento, os estudantes declamaram poemas de Agostinho Neto como Caminho do Mato, Havemos de Voltar, Minha Mãe e Renúncia Impossível da Obra Sagrada Esperança.
A ocasião serviu também para o lançamento do novo portal da Embaixada de Angola na Turquia, https://www.turquia.mirex.gov.ao O dia serviu também para a exposição fotográfica da vida e obra do Fundador da Nação angolana.
Presentes ao acto estiveram diplomatas, funcionários da Embaixada, estudantes angolanos, turcos e de outras nacionalidades.
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA EMBAIXADA DE ANGOLA NA TURQUIA, EM ANCARA AOS 18 DE SETEMBRO DE 2025.