• Empresários namibianos na região do Okavango


    Vários empresários namibianos mostram interesse em investir na região angolana do Okavango no sector do Turismo e Agro-negócio, revelou sexta-feira, na cidade de Menongue, o Cônsul-geral da Namíbia acreditado nas províncias do Huambo, Cuando, Cubango, Moxico, Moxico-Leste e Bié, Joseph Kaveto.
    Em declarações ao Jornal de Angola, Joseph Kaveto disse que o mau estado das vias de acesso nas principais áreas que abrangem a referida região tem condicionado com que os empresários namibianos invistam. Entre as áreas de interesse está a construção de infra-estruturas de apoio ao turismo ao longo do rio Cubango e no Bico de Angola, município do Rivungo, na província do Cuando.
    Assegurou que caso as condições inerentes aos acessos e segurança estejam todas acauteladas, os homens de negócio da Namíbia, quer seja de forma individual ou em parceria com empresários angolanos, poderão começar a investir nas províncias do Cuando e do Cubango, no ecoturismo, sobretudo ao longo da região do Okavango, que é bastante promissora.
    Joseph Kaveto disse que o Consulado da Namíbia em Menongue tem informado aos potenciais investidores do seu país, que Angola garante segurança de investimento, desde que a empresa esteja legal e cumpra com o regulamento jurídico angolano.
    Sem avançar o número de namibianos residentes nas províncias sob a sua jurisdição, Joseph Kaveto lamentou o facto de muitos dos seus compatriotas não se dirigem ao Consulado para se registar enquanto estão no território angolano, o que tem dificultado o acompanhamento dos mesmos.
    “Sabemos que existem muitos namibianos residentes nas províncias do Cuando e Cubango, mas a grande preocupação é que estes cidadãos não se registam no consulado, a fim de saber-se quantos são e que tipo de actividades exercem em Angola”, disse.