O Estado angolano encaixou 6,5 mil milhões de kwanzas em dividendos, no período de 2023, com o Sector Empresarial Público, um aumento de 197,8 por cento face ao valor recebido em 2022.
Os dados foram apresentados ontem, em Luanda, pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que discursava na cerimónia de abertura da apresentação do Relatório Agregado do Sector Empresarial Público referente ao ano de 2023.
A ministra fez saber que a diferença entre os valores encaixados e os desembolsados pelo Estado, "estão na ordem de 207,5 mil milhões de kwanzas, o que deve continuar a reter a atenção do Governo dado os custos de oportunidade envolvidos".
Este cenário, frisou, é impactado pelo alargamento do universo do SEP, decorrente do processo de recuperação de activos e da implementação de políticas públicas, que elevou o número de empresas de 88, em 2021, para 92 em 2022 e 94 em 2023.
Neste contexto, referiu, estes dados exigem a continuidade de esforços no intuito de tornar as empresas autónomas financeiramente, por meio das suas próprias operações, e, dessa forma, desonerar o Estado dos encargos que representam.
Ano desafiante
Saiba mais: https://www.jornaldeangola.ao/.../estado-encaixa-6-5-mil.../
-
Estado encaixa 6,5 mil milhões de kwanzas com dividendos