• Estratégia de Inclusão Financeira fica pronta até Março de 2025


    A Estratégia Nacional de Inclusão Financeira deve ficar pronta até o I trimestre do próximo ano. Esta possibilidade foi avançada, quinta-feira, em Luanda, no final da reunião do Comité de Coordenação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, órgão presidido pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
    O encontro de ontem serviu para os subgrupos de trabalho prestarem informações das actividades desenvolvidas e tomarem contacto com as perspectivas do Governo no que à inclusão financeira diz respeito.
    O director de Inclusão Financeira do BNA, Edilson Pimenta, falou à imprensa sobre os objectivos e desenvolvimentos do encontro. Edilson Pimenta reconheceu estar-se, ainda, muito abaixo dos números pretendidos para a inclusão financeira. Reafirmou a intenção de se superar os actuais níveis de menos de 50 por cento de bancarização e inclusão financeira, o que passa pela adopção de novas e melhores estratégias.
    Um dos grandes constrangimentos, referiu, é o baixo nível de identificação, essencial para a inclusão financeira.
    "Estamos a elaborar, neste momento, a estratégia e é nela em que serão colocados os indicadores e as metas. A perspectiva é termos até Novembro o primeiro draft da estratégia, altura em que teremos aqui a segunda missão do Banco Mundial, e em concertação com a equipa técnica e posteriormente sob orientação do comité vai-se passar para a fase de consulta pública em Dezembro. A intenção é lançar a estratégia até ao I trimestre do próximo ano”, disse.
    Integram o Comité de Coordenação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira os membros da Equipa Económica do Executivo (Finanças e Planeamento) e os reguladores do Sistema Financeiro Angolano, designadamente BNA, ARSEG e CMC.
    Saiba mais :https://www.jornaldeangola.ao/.../estrategia-de-inclusao.../