• Ex-Presidente da Nigéria incentiva bancos africanos a financiarem projectos


    O ex-Presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo incentivou, sábado, em Benguela, os conselhos de administração dos bancos Africano de Desenvolvimento (BAD), Africa Finance Corporation (AFC) e o Exim-Bank a financiarem projectos ao longo do Corredor do Lobito.

    Olusegun Obasanjo, que falava à imprensa na localidade da Baía dos Elefantes, comuna da Equimina, município do Dombe Grande, onde presenciou o lançamento da primeira pedra do Campus Universitário Pan-Africano, uma iniciativa privada, referiu que o Corredor do Lobito está a colocar o continente africano num alto patamar de integração que orgulha a todos, por isso a importância de todos participarem.

    O ex-Chefe de Estado nigeriano defendeu a existência de uma coordenação entre três instituições bancárias importantes, a Exim-Bank, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Africa Finance Corporation, que ele próprio criou e que agora tem mais de 20 mil milhões de dólares de balanço.

    “Na noite de sexta-feira, num encontro realizado em Benguela, com o governador provincial desta província e os empresários dos dois países, nos focamos no Corredor do Lobito e temos três bancos africanos de desenvolvimento, a quem solicitamos que façam uma sincronização para financiarem projectos ao longo do Corredor do Lobito”, defendeu.

    Olusegun Obasanjo sublinhou que o AFC está a coordenar os aspectos financeiros do Corredor do Lobito, tendo informado que se ofereceu, na reunião realizada em Benguela, como embaixador junto dos outros investidores africanos. Afirmou que o Corredor do Lobito, que está na boca do mundo, tem também outros investidores a nível mundial, mas Olusegun Obasanjo entende que África tem também uma palavra a dizer nesta plataforma (Corredor do Lobito) importante de desenvolvimento.

    No encontro com o governador de Benguela deliberaram-se algumas conclusões importantes em relação ao Corredor do Lobito.

    Por sua vez, o governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, destacou a importância da sincronia positiva referida pelo ex-Presidente da Nigéria, dos três bancos para financiar acções ao longo do Corredor do Lobito.

    Segundo o governador, o contributo é grande, porque os três bancos, o BAD, AFC e o Exim-Bank “são importantes para África e para o mundo, e têm se mostrado interessados em financiar projectos para o Corredor do Lobito e compete-nos tirar vantagem desta oferta. É o que temos que fazer”, enfatizou o governador provincial de Benguela.