• Feira da Batata e do Milho facturou mais de 1,4 mil milhões de kwanzas


    Quatrocentos e quarenta e cinco expositores participaram, até sábado, na cidade do Cuito, na quinta edição da Feira da Batata e do Milho do Bié, que facturou mais de 1,4 mil milhões de kwanzas.
    durante os cinco dias, as empresas comercializaram 399,5 toneladas de milho, 66.76 de batata rena, 116,2 de feijão, 44 de trigo e 69,8 toneladas de trigo.
    Para além da província do Bié, a feira juntou, também, expositores vindos do Huambo, Luanda, Moxico, Benguela, Cuando Cubango, Zaire, Namibe e Huíla.
    O evento premiou 12 categorias distintas, tendo o município de Camacupa, revalidado o título de vencedor da quinta edição da Feira da Batata e do Milho, destacando-se em três categorias designadamente, "Melhor expositor", "Melhor Administração Municipal" e o "Grande Prémio".
    Foram classificadas as categorias melhor produtor de batata e de milho a fazenda Isalinda do município do Cuito; melhor produtor no sector familiar a cooperativa Nassoma do município de Catabola; criatividade e inovação, cooperativa Tukatuka do município do Andulo, Stand mais visitada, INEFOP; melhor participação cultural município do Chitembo; melhor participação dos Gabinetes Provincial, Saúde; melhor participação de Empresa Públicas, INSS, melhor participação de Empresas privadas, Casa do Mosaico, melhor barraca, placa Eity e ainda o prémio revelação que foi para o Gabinete Provincial da Saúde.
    Os galardoados, para além de estatuetas e diplomas, receberam como prémios, bomba submersivas eléctricas, moto-bombas, moto-semeadoras, debrulhadoras, pulverizadores e outros meios agrícolas para alavancar a produção nos respectivos municípios.
    Vencer as adversidades
    A governadora do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, destacou o empenho de todos para o êxito da feira, tendo realçado que a presente edição, demonstrou que é possível a província vencer todas as adversidades impostas pelo actual contexto económico do país.
    A pretensão, informou, é para 2025, a actual feira evoluir para Expo-Bié, cujos trabalhos para o efeito, se iniciam em Setembro próximo.