• Feira da Batata e do Milho reúne 350 expositores


    A quinta edição da Feira da Batata e do Milho, aberta segunda-feira, na cidade do Cuito, reúne mais de 350 expositores oriundos dos nove municípios que compõe a província do Bié e de outras regiões do país.

    Com um volume de negócio que pode superar os 600 milhões de kwanzas inicialmente previstos pela organização, estão em exposição mais de duas mil toneladas de produtos diversos, com destaque para 1.500 de milho e quinhentas de batata-rena.

    Ao discursar na abertura do evento, a governadora Celeste Elavoco David Adolfo sublinhou que os produtores, em particular agricultores, estão a mostrar, de facto, as potencialidades da província do Bié, com uma colheita geral durante o ano agrícola, que atinge cifras em torno de dois milhões de toneladas de alimentos.

    "Vamos continuar a trabalhar bem para que o próximo ano a colheita seja ainda melhor, e que, em 2025, possamos transformar a Feira da Batata e do Milho numa Expo”, reiterou a governadora.

    A cerimónia de abertura contou com as presenças dos governadores do Huambo, Pereira Alfredo, que, durante as quatro últimas edições, foi o anfitrião do evento, do Moxico, Ernesto Muangala, e do Cuando Cubango, José Martins, que trouxeram nas suas caravanas grupo de empresários e produtores rurais interessados em novas parcerias comerciais

    Durante o dia de ontem, Celeste Adolfo e os seus homólogos percorreram o espaço onde decorre o evento, tendo os líderes das quatro províncias reconhecido o trabalho, empenho e a dedicação dos agricultores locais na materialização do evento.

    Primeira Expo-Bié acontece em 2025

    A governadora do Bié aproveitou, a cerimónia de abertura da V edição da Feira da Batata e do Milho, para anunciar a realização da primeira Expo-Cuito, em 2025, que deve contar com a presença de expositores de várias latitudes de Angola e alguns convidados no exterior interessados em investir na região.

    Segundo Celeste Adolfo, "os produtores rurais e agentes económicos do Bié vão poder, a partir de 2025, dar a conhecer o potencial agrícola, pecuário, económico e cultural da nossa província ao resto de Angola e ao Mundo”.

    A governante biena salientou que a futura Expo-Bié, que deve acontecer – em substituição da Feira da Batata e do Milho -vai continuar a dar ênfase ao segmento agrícola, mas poderá incluir a vertente pecuária e industrial, tendo sempre em atenção os objectivos preconizados pelo Executivo angolano no fomento da produção de grãos em grande escala.

    É pretensão do Governo do Bié trabalhar com os produtores rurais da província, fazendeiros e industriais de outras latitudes, mais experientes neste tipo de organização, para, em conjunto, se reunirem as condições financeiras necessárias, que proporcionem a consumação do projecto Expo-Bié.

    Matias da Costa| Cuito

    Jornalista