O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) encerrou o ano de 2023 com lucro líquido de 199,35 milhões de dólares, um crescimento de 201% em relação ao ano anterior, reflexo da eficácia das estratégias implementadas, destacando-se como um pilar de crescimento e estabilidade económica para Angola.
O Fundo afirma que o resultado alcançado é extraordinário, tendo em conta as perdas significativas de 196,65 milhões de dólares do ano de 2022.
Para o FSDEA, o crescimento alcançado foi influenciado, essencialmente, pelo "bom desempenho” da carteira líquida de investimentos que registou, durante o ano, ganhos no valor de 168,62 milhões de dólares, bem como pelo bom desempenho da carteira alternativa, que alcançou ganhos líquidos no valor de 39,28 milhões de dólares.
Para este ano, indica o documento, o FSDEA demonstra dar continuidade ao bom desempenho alcançado em 2023, com os resultados líquidos do primeiro semestre de 79,24 milhões de dólares, repartidos em 52,45 milhões no I trimestre e 26,79 milhões de dólares no II trimestre.
Para o Fundo, apesar da denotada desaceleração no resultado do II trimestre, influenciado por vários factores do mercado internacional, como a desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que caiu para 1,8 por cento, no II trimestre.
Perspectivas
Saiba mais: https://www.jornaldeangola.ao/.../fundo-soberano-encerra.../
-
Fundo Soberano encerra 2023 com lucro líquido de 199,35 milhões de dólares