A República do Gabão pretende beneficiar da experiência da Escola 42 de Luanda para implementar um projecto semelhante em Libreville.
A intenção foi manifestada pela Primeira-Dama da República Gabonesa, Zita Nguema, esta quinta-feira, 7 de Maio, em Luanda, durante um encontro com estudantes desta instituição de ensino, realizado no âmbito da visita de Estado do Presidente do Gabão a Angola.
O director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Edson Barreto, que acompanhou a Primeira-Dama na visita guiada, disse que o interesse demonstrado pelas autoridades gabonesas representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido desde a inauguração da Escola 42 de Luanda, a 13 de Julho de 2023.
“Isso deixa-nos felizes, porque é o reconhecimento de longos e árduos anos de trabalho”, disse, acrescentando que a instituição já se encontra na sua segunda turma de cadetes e conta actualmente com 300 alunos inscritos.
De acordo com o responsável, quase 50 estudantes concluíram a primeira fase de formação, número que deverá aproximar-se de uma centena até ao final deste ano.
“Os indicadores de resultado da Escola 42 de Luanda são óptimos e estão dentro da média global”, referiu.
Durante a visita, a Primeira-Dama do Gabão, também acompanhada pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, e pela administradora executiva da Sonangol, Olga Sabalo, manteve contacto directo com os estudantes, especialmente com os 42 alunos que concluíram a primeira fase da formação.
A Escola 42 de Luanda é um centro de formação em programação e ciências da computação para indivíduos com idade superior a 17 anos, independentemente do seu grau académico ou conhecimento na área.
A primeira Escola 42 foi criada na cidade de Paris, França, em 2013, e, 10 anos depois, este conceito se estabeleceu em mais de 29 países de quatro continentes, com 50 campos, sendo o de Angola o quinto a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o primeiro na África Subsaariana.