Mais de 100 personalidades que desempenharam um papel relevante na luta pela Independência Nacional e consolidação da paz em Angola foram homenageadas, sexta-feira, na cidade de Benguela, pelo Governo provincial.
As homenagens, enquadradas nas celebrações do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, visaram reconhecer e valorizar o contributo de antigos combatentes, políticos, académicos, líderes religiosos e figuras da sociedade civil, cujas acções foram determinantes, em momentos cruciais da história do país.
Entre os homenageados constam nomes que se destacaram nas frentes de combate, durante o período colonial, bem como cidadãos que participaram activamente nas diversas áreas até aos dias de hoje, fruto da mediação e diálogo que culminaram com o fim da guerra civil, em 2002.
Na ocasião, o governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, destacou a importância da memória histórica e da valorização dos feitos daqueles que sacrificaram as suas vidas pela liberdade e estabilidade de Angola.
Província do Cuando
O governador do Cuando, Lúcio Amaral, afirmou, em Mavinga, que a implementação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) constitui um dos ganhos imensuráveis da paz no país, que vai permitir melhorar, ainda mais, as condições de vida da população.
Falando durante o acto das celebrações do Dia da Paz, Lúcio Amaral referiu que o surgimento da província do Cuando, no dia 28 de Dezembro de 2024, no quadro da DPA, é fruto do bom momento em que o país está a viver.
Destacou que, hoje, o Executivo está focado na redução das assimetrias regionais e aproximar os serviços administrativos, económicos e sociais junto das populações, criando melhores condições de vida e tornar Angola num país atractivo e bom para se viver.
O governador destacou que a província, nos próximos tempos, vai registar o lançamento de vários projectos, com destaque para a construção da nova cidade de Mavinga, estradas e obras sociais de importância vital, que poderão contribuir para a melhorar a vida social e económica das populações.
Lobito
O administrador municipal do Bocoio, João Samuel Herculano Neto, exortou, ontem, os munícipes daquela circunscrição territorial a respeitarem as escolhas político-partidárias de cada cidadão, como forma de preservar a paz e cultivar o amor e perdão mútuo entre os filhos da mesma Pátria. Ao discursar no culto ecumênico de celebração do 23.⁰ aniversário da Paz, Unidade e Reconciliação Nacional, assinalado a 4 de Abril, enalteceu o papel das igrejas na luta pela conquista e consolidação da paz em Angola e, de um modo particular, no município do Bocoio.
Huambo
O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, disse, sexta-feira, durante o acto provincial do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, que a paz alcançada em 2002 representa um património de todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, do mar ao Leste e que deve ser preservada com todo o rigor.
O governador apelou àqueles que trabalharam e continuam a trabalhar a favor da paz, a fazerem este exercício, no sentido de manterem a unidade e a reconciliação nacional.
Arão Martins | Benguela
Carlos Paulino| Cuando
Júlio Gaiano | Lobito
Justino Victorino | Huambo