• Horizonte Njinga Mbandi estreia peça adaptada do livro de Uanhenga Xitu


    O grupo Horizonte Njinga Mbandi vai à estreia hoje, a partir das 19h00, no Royal Plaza, em Luanda, a peça intitulada “O Ministro”, baseada na obra literária homónima do escritor Uanhenga Xitu.
    A peça é uma adaptação do director-geral do grupo Horizonte Njinga Mbandi, Adelino Caracol, está enquadrada nas celebrações do centenário do político e diplomata, Agostinho André Mendes de Carvalho.
    Segundo o actor David Enoque o enredo conta com a participação de oito personagens, nomeadamente, a Joana Virgínia, José Galiano, Catarina Pedro, Jeremias Caracol, Melissa Gamboa e Madalena Caparacata.
    Para criar a peça, explicou que foi para o elenco um desafio, porque no início de um projecto que ainda é um "embrião”, torna-se num processo desafiante, sobretudo quando se trata de uma obra literária e escrita por um grande homem das letras.
    "A essência do livro, "O Ministro”, não é directa e nem tão pouco ligada ao teatro, mas quando os encenadores ou director artístico têm a possibilidade de transformar as obras literárias em peça teatral, apresenta o belo das coisas. Mas estas transformações são resultado de um trabalho árduo e satisfatório”.
    "A escolha do livro para ser adaptado em peça de teatro, justificou, é pelo facto de ter uma proximidade, está carregado de sentimentos, o autor retrata muito as suas vivências e isso os preenche sempre”.
    David Enoque aconselhou aos leitores e os jovens a terem contacto com a obra, porque nos faz compreender o contexto, vida e cultura dos angolanos, e acredita estar preenchida de orientação.
    Saiba mais: https://www.jornaldeangola.ao/.../horizonte-njinga.../