• INEFOP apresenta no Huambo projecto para empregabilidade de jovens entre 16 e 35 anos


    O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) apresentou, sábado, no Huambo, em consulta pública, o Projecto de Emprego e Oportunidades para os Jovens dos 16 aos 35 anos, com o objectivo de aumentar a oferta de trabalho e impulsionar a economia local.
    Apresentado pelo, director-geral adjunto do INEFOP, António Pereira, o projecto é uma iniciativa do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, por meio do INEFOP, em parceria com o Banco Mundial.
    O referido projecto deve dar resposta à taxa de desemprego juvenil estimada em 32,4 por cento, conforme dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que estima um total de cinco milhões 646 mil e 659 pessoas desempregadas no país, onde dois milhões 646 mil 773 são homens e dois milhões 999 mil e 887 mulheres.
    O período de execução do projecto está programado para 2025/2028, tendo como principal objectivo, proporcionar mais empregos para os jovens, principalmente às pessoas portadoras de deficiência.
    "Diante da tendência do mercado de trabalho, o Governo angolano aceitou o desafio de criar políticas e projectos, que visam reduzir os níveis de desemprego, especialmente para a juventude e grupos vulneráveis, como mecanismos que buscam aumentar a participação activa dos cidadãos no mercado de trabalho”, disse.
    António Pereira revelou que o relatório intitulado "Bons empregos para Jovens, desafios, oportunidades e orientações de políticas” apresentado publicamente em Fevereiro de 2023, na Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas (ENAPP), deve ajudar a construir a economia e as perspectivas futuras para os jovens, aumentando, consequentemente, a produção local.
    A criação do Projecto de Emprego e Oportunidades para os Jovens de Angola, está inserida no programa nº 17 do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), que orienta o sector a estimular o emprego, o empreendedorismo e a formação profissional.