• João Lourenço e Abiy Ahmed Ali discutem reforço da cooperação


    O Presidente João Lourenço encontrou-se, ontem, no último dia da sua visita de trabalho a Adis Abeba, com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, com quem abordou assuntos ligados ao reforço da cooperação entre os dois países.

    O encontro entre os dois líderes aconteceu no período da manhã, quando Abiy Ahmed Ali, num gesto de hospitalidade marcante, deslocou-se até ao hotel em que João Lourenço se encontrava hospedado para essa troca de impressões.

    No final do encontro, Abiy Ahmed Ali voltou a protagonizar um acto que demonstrou um nível elevado das relações entre os dois líderes, ao oferecer-se para, ao volante da sua própria viatura, levar o estadista angolano, que se sentou à frente, até ao Aeroporto Internacional de Bole, de onde partiu de regresso a Luanda.

    O Presidente João Lourenço deslocou-se a Adis Abeba para participar na 38ª Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, ocasião durante a qual foi confirmado o 23º presidente em exercício da organização continental, para um mandato de um ano (Fevereiro de 2025 a Fevereiro de 2026).

    Angola e a Etiópia têm estado a trabalhar, para o reforço das relações entre os dois países, que já dura há anos.

    No dia 13 deste mês, os chefes das diplomacias dos dois países reuniram-se, aqui mesmo em Adis Abeba, durante o qual analisaram a necessidade do fortalecimento da cooperação comercial e económica entre os dois países, com o foco nas áreas de desenvolvimento estratégico. Téte António e Gedion Timotheos destacaram, nesta ocasião, a importância do reforço da balança comercial entre Angola e Etiópia.

    Os chefes das diplomacias dos dois países manifestaram, igualmente, interesse em promover visitas de alto nível e a intenção de realizar um fórum de negócios, para incentivar o investimento e dinamizar as relações económicas entre ambos os Estados. A ocasião serviu para o ministro das Relações Exteriores felicitar a Etiópia pela recente eleição como membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, para um mandato de dois anos.

    As relações diplomáticas e comerciais entre Angola e Etiópia são históricas e baseadas em laços de amizade, com ênfase na defesa do multilateralismo e do pan-africanismo, alinhadas à implementação da Agenda 2063 da União Africana. Em 2024, ambos os países assinaram um acordo geral de cooperação e um memorando de entendimento para o estabelecimento de mecanismos de consultas políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.

    Esses instrumentos jurídicos visam fortalecer a cooperação bilateral em áreas como aviação, petróleos e gás, mineração, telecomunicações, café, turismo, saúde, cultura, desporto e serviços financeiros.

    Apesar desses avanços, as lideranças de ambos os países reconhecem que o nível actual de cooperação ainda não corresponde ao potencial económico e à influência estratégica que cada um possui em suas respectivas regiões.

    O Chefe de Estado João Lourenço regressou, ontem da cidade de Adis Abeba, Etiópia, onde participou na 38.ª Cimeira da União Africana (UA), que o confirmou como presidente em exercício da organização continental até Fevereiro de 2026.

    A reunião de Adis Abeba decorreu, de 15 a 16 de Fevereiro, tendo João Lourenço recebido o martelo da presidência da organização continental das mãos do seu homólogo da Mauritânia, Mohamed Ould Cheikh El Ghazouan.