O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu, há instantes, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, o seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Os dois estadistas encontram-se reunidos, em privado para analisar várias questões de interesse dos dois países.O Chefe de Estado sul-africano faz-se acompanhar do Ministro das Relações Internacionais e Cooperação, Ronald Lamola, e da Ministra da Defesa, Angie Motshekga.
A visita, que termina hoje mesmo, está centrada na discussão de questões de cooperação bilateral e de âmbito regional, neste último aspecto priorizando a situação política e de segurança na República Democrática do Congo (RDC).
Um cessar-fogo entre a RDC e o Ruanda - que incide sobre a região oriental do Congo Democrático - vigora desde domingo à noite, em resultado de uma reunião ministerial entre congoleses e ruandeses que teve lugar na passada semana em Luanda, com mediação de Angola.
Angola e África do Sul estabeleceram relações diplomáticas desde 1994, na sequência do fim do apartheid naquele país e da tomada de posse de Nelson Mandela como o primeiro Presidente democraticamente eleito do país.
-
João Lourenço e Cyril Ramaphosa reunidos no Palácio Presidencial