• Lula da Silva escreve ao Presidente João Lourenço


    Uma mensagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi entregue, na tarde de quinta-feira, ao secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, pela embaixadora do Brasil em Angola, Eugénia Barthlmess.
    O acto da entrega da missiva, cujo conteúdo não foi divulgado, aconteceu no edifício-sede da diplomacia angolana, em Luanda. A embaixadora Eugénia Barthlmess enalteceu, na ocasião, o contributo de Angola durante a 19.ª reunião da Cimeira do G20, realizada, em Novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
    Neste domínio, a diplomata brasileira destacou a pertinência de reforçar os laços entre os dois países no âmbito das dinâmicas multilaterais promovidas pelo G20.
    O momento serviu para Eugénia Barthlmess felicitar Angola pela presidência da União Africana em Fevereiro. De recordar que o Chefe de Estado angolano tem reiterado a prioridade conferida ao fortalecimento das relações bilaterais e multilaterais entre Angola e o Brasil, no quadro de uma cooperação estratégica em constante ascensão.
    Angola e Brasil mantêm relações político-diplomáticas desde a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
    O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a Independência de Angola, logo após a sua proclamação, pelo então Presidente António Agostinho Neto.
    Ao longo das cinco décadas, os dois países têm vindo a estreitar a cooperação em diversas áreas, nomeadamente na política, economia, cultura e educação.
    As relações bilaterais têm sido reforçadas através de visitas oficiais, acordos de cooperação e uma crescente troca comercial.