O Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) lançou, na quinta-feira, 26 de Junho, em Luanda, uma Plataforma de Apoio à Tomada de Decisão de Políticas de Combate à Seca, uma ferramenta tecnológica que visa reforçar a capacidade do Estado em formular respostas mais eficazes e baseadas em evidências científicas para enfrentar os impactos da seca no sul do país.
O anúncio foi feito pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, durante a cerimónia de apresentação do projecto, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), através do grupo de pesquisa Space Enabled Research Group, do MIT Media Lab.
Segundo o Ministro Mário Oliveira, a plataforma representa um avanço significativo no uso da ciência, tecnologia e dados espaciais ao serviço das políticas públicas, com enfoque especial nas províncias mais afectadas pela seca: Cunene, Huíla e Namibe.
“Esta ferramenta é mais do que uma solução digital. Ela representa uma afirmação do nosso compromisso com a inovação, a soberania tecnológica e a resiliência climática”, afirmou Mário Augusto.
Leia aqui em: https://minttics.gov.ao/.../minttics-lanca-plataforma.../