• Najat MJid em Luanda para reforçar políticas contra a violência infantil


    A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Combate a Violência Contra a Criança, Najat Maalla M’jid, encontra-se em Luanda, para apoiar os esforços do Executivo com vista a prevenir e responder ao desafio da violência infantil.

    De acordo com uma nota do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a agenda de trabalhos destaca a participação da representante especial de António Guterres, no IX Fórum Nacional da Criança que acontece quarta-feira.

    O documento considera a visita de Najat Maalla M’jid ao país uma oportunidade crucial para Angola mostrar os progressos e melhores práticas, tais como os 11 Compromissos e as ferramentas desenvolvidas para serviços de atendimento a crianças sobreviventes da violência.

    O evento reafirma os compromissos do Governo angolano e galvanizar o apoio nos esforços em curso para eliminar a violência contra as crianças até 2030.

    Para além de participar no IX Fórum Nacional da Criança, a representante especial vai manter encontros separados, com entidades ministeriais, parceiros das Nações Unidas, do corpo diplomático acreditado em Angola, encontro com deputados infantis, uma visita ao Lar Kuzola e ao Call Center da linha SOS Criança.

    Segundo o documento, a visita a Angola da Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Combate à Violência Contra a Criança, surge na sequência de um convite formulado pela ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Neto, aquando da sua participação na primeira Reunião Ministerial sobre o Fim da Violência Contra as Crianças, realizada em Bogotá, Colômbia, onde Angola se juntou à Aliança Global Pathfinding sobre o Fim da Violência contra as Crianças.

    A Representante Especial é uma defensora global independente a favor da prevenção e eliminação de todas as formas de violência contra as crianças e actua como catalisador de acções em todas as regiões e em todos os sectores e contextos onde a violência contra as crianças possa ocorrer. O mandato de Najat Maalla M’jid está ancorado nas normas de direitos humanos, promovendo a ratificação universal e a implementação efectiva das principais convenções internacionais, cooperando estreitamente com os órgãos e mecanismos de direitos humanos, com os fundos e programas da ONU e agências especializadas, e com organizações regionais.