• Navio com 980 excursionistas de várias nacionalidades atraca em Luanda


    O Cruzeiro Viking Sky atracou, sexta-feira, no Porto de Luanda, com 980 turistas a bordo provenientes de países como o Canadá, Austrália, França, Inglaterra e os Estados Unidos de América, com o objectivo de conhecerem vários lugares que reflectem a história, cultura e beleza natural de Angola.

    Os turistas foram recebidos com dança tradicional do ballet Njinga Mbandi, em que ao som do batuque e chocalho dançavam ao ritmo da Txianda. O director-geral da empresa Travel Gest, José Cabral, disse que o cruzeiro partiu de Cape Town, África do Sul, e fez uma paragem em Luanda, para visitarem alguns lugares como Marginal, Ilha do Cabo, Barra do Kwanza, Miradouro da Lua, Fortaleza de São Miguel, Palácio de Ferro, Mercado do Benfica, Museus da Escravatura e de Antropologia.

    José Cabral realçou que o navio permaneceu na capital até às 17 horas, tendo partido para outros pontos da costa africana e terá como destino final a Inglaterra.

    Para hoje, o responsável adiantou que chegará um navio proveniente da província do Namibe com 230 turistas, que saíram, também, da África do Sul e que depois seguirá para o Ghana.

    O processo vai continuar ao longo deste mês de Abril, estando estando prevista a chegada de mais um navio no dia 21.

    A turista Alexandra Reynolds, de nacionalidade checa, mas que actualmente vive na Califórnia, disse que estava muito animada para conhecer Angola, pois enquanto criança tinha um vizinho angolano muito amável que contava sobre as suas origens, despertando-lhe o interesse em conhecer o país.

    Os demais turistas mostraram-se admirados com a diversidade cultural do país, como a dança e música, assim como a história que acarreta um grande simbolismo pela luta da Independência Nacional.

    Os visitantes, na sua maioria já aposentados das suas funções laborais, buscam uma experiência de intercâmbio entre vários países e aproveitam a oportunidade para conhecer a história dos vários países africanos por onde passam.