ANCARA, 04 de Fevereiro de 2026- O 4 de Fevereiro é o ponto mais alto do contexto político angolano, por se tratar de uma data que permitiu a conquista da independência em Novembro de 1975 e da Paz a 04 de Abril de 2002.
A afirmação é do Historiador e sociólogo, Cornélio Caley, um dos prelectores da Webinar sobre: 04 de Fevereiro: Determinação e Esperança no futuro de Angola, organizada pela Embaixada de Angola na Turquia, em celebração aos 65 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional. Este ano a data está a ser comemorada sob o lema: Preservando os valores da Pátria, honremos os nossos heróis.
Para Cornélio Caley, , somos todos filhos dos heróis do 04 de Fevereiro, sem distinção partidária, porque a luta não foi para benefício individual, mas para todos os angolanos. O historiador que abordou a vertente política do tema chamou a atenção dos mais jovens para a valorização da data e de todos que lutaram e deram o seu sangue por uma Angola livre do Jugo colonial português.
Já a docente universitária, Constança Ceitao afirmou que o 4 de Fevereiro representa uma viragem de esperança do povo angolano e o início da ruptura do regime facista de António Oliveira Salazar.
Para Constança Ceita, é preciso que os jovens sejam cada vez mais educados a conhecer a história do nosso país, valorizar os nossos heróis, tomando uma atitude de responsabilidade e cidadania de tudo o que foi conquistado para a independência e desenvolvimento de Angola.
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República da Turquia, João Salvador dos Santos Neto destacou a necessidade dos angolanos e principalmente os mais jovens tirarem lições sobre a história do nosso país, respeitando o passado, de modo a valorizar o presente e adquirirem ferramentas suficientes para enfrentarem os desafios do futuro.
O evento contou com a participação de diplomatas angolanos e de outras embaixadas africanas, funcionários da Embaixada de Angola, estudantes angolanos residentes na Turquia e convidados que participaram de modo virtual.
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA EMBAIXADA DE ANGOLA NA TURQUIA, EM ANCARA AOS 04 DE FEVEREIRO DE 2026.