• Novo Boeing da TAAG alavanca o desenvolvimento económico


    O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, disse, quinta-feira, em Luanda, que a aviação civil é um pilar fundamental para o desenvolvimento económico do país, porque facilita o comércio, atrai investimento e cria oportunidades de emprego, designadamente para a população mais jovem e melhor preparada tecnicamente.
    A afirmação foi feita a chegada da primeira das quatro aeronaves do tipo Boing 787- 9, que a TAAG- Linhas Aéreas de Angola deve receber. A aeronave aterrou em solo angolano na pista do Aeroporto Internacional Doutor António Agostinho Neto, localizado na rovíncia de Icolo e Bengo, minutos depois das 12 horas.
    Durante a sua alocução, o governante frisou que o Governo definiu e implementou nos últimos anos políticas estratégicas que reforçaram o sector da aviação civil, introduzindo reformas legais e institucionais significativas.
    A activação de infra-estruturas aeroportuárias, incentivos ao reforço e ao crescimento sustentável de todo o sector da aviação civil, de acordo com o ministro Ricardo d’Abreu são aspectos a considerar para uma melhor actuação da aviação civil no país.
    “Com isso, a aviação civil angolana registou avanços significativos, designadamente ao nível dos investimentos em infra-estrutura, onde destacamos a construção e activação do AIAAN, que veio modernizar o sector e aumentar a capacidade de tráfego aéreo, quer em termos de passageiros quer de carga, acompanhada pela certificação e modernização de alguns aeroportos regionais, como foi o caso recente do Aeroporto Paulo Teixeira Jorge na Catumbela”, elucidou.
    O crescimento da conectividade, através da melhoria e aumento de frequências das rotas domésticas e internacionais com o fortalecimento da TAAG e a entrada de novas companhias aéreas no mercado angolano, bem como o estabelecimento de acordos de transporte aéreo com outros países são alguns dos objectivos a serem atingidos a curto prazo pela companhia de bandeira angolana, segundo o ministro dos Transportes.
    A aquisição dos Boeing 787- 9 Dreamliner não é um acto isolado. Faz parte de uma visão estruturada para garantir que a TAAG seja uma companhia moderna, competitiva e capaz de prestar um serviço de qualidade.