• ONUSIDA apoia liderança angolana na presidência rotativa da União Africana


    A directora executiva adjunta da ONUSIDA para Política, Advocacia e Conhecimento, Christine Stegling, manifestou, na última segunda-feira, em Nova Iorque, EUA, o apoio à liderança de Angola na presidência rotativa da União Africana.

    Christine Stegling expressou este desejo durante uma audiência que lhe foi concedida pela ministra da Acção, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, à margem da 69.ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que decorre na sede da ONU.

    De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, na ocasião as duas entidades abordaram os esforços conjuntos para sustentar e promover o progresso para acabar com o SIDA, conforme estabelecido nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) .

    Por sua vez, a directora executiva adjunta da ONUSIDA para Política, Advocacia e Conhecimento prestou informações sobre os processos de mudança que se registam na instituição, "com cortes significativos nos fundos de financiamento" para os vários projectos em curso, sobretudo em países africanos.

    Aproveitou o momento, igualmente, para enaltecer a experiência de Angola na prevenção da propagação do virus da SIDA, através do corte vertical e outras medidas, tendo solicitado que o país possa liderar iniciativas a nível regional e continental na sensibilização e promoção do corte vertical, bem como na construção de infra-estruturas de saúde e indústria farmacêutica.

    Já a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) partilhou os vários projectos, em curso no país, direccionados aos jovens e mulheres sobre saúde reprodutiva e doenças sexualmente transmissíveis, destacando o de corte de transmissão vertical, liderado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

    Falou, também, do projecto de capacitação de parteiras tradicionais no meio rural, a cargo do MASFAMU e parceiros para promover a saúde sexual e reprodutiva da Mulher e jovens no campo.

    Abordou, ainda, o programa “Salvaguarda dos jovens”, que busca a adopção de estilo de vida saudável, e salientou que Angola está a implementar um projecto denominado “Protect the Goal” com o envolvimento de “estrelas” do andebol e futebol nacional, para sensibilização de jovens e mulheres sobre as diversas formas de transmissão do VIH SIDA.

    Participaram na reunião, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, a directora nacional do MASFAMU para as Políticas Familiares, Igualdade e Equidade de Género, Santa Ernesto, técnicos do MASFAMU, MIREX e da Missão Permanente.

    A ONUSIDA é o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH e a SIDA, principal defensor da acção global contra a pandemia do VIH/SIDA, refere o documento.