• PAN DESLOCA-SE A BRAZZAVILLE PARA CIMEIRA REGIONAL AFRICANA DA FRANCOFONIA


    A convite do seu homólogo congolês, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, deslocou-se, na manhã desta segunda-feira, 14, a Brazzaville, República do Congo, para participar na 16.ª Conferência dos Presidentes da Assembleia e da Secção da Região África da Associação dos Parlamentos da Francofonia, de 15 a 17 de Abril.

    De acordo com Carolina Cerqueira, a Cimeira Regional Africana da Francofonia decorre num contexto “preocupante” e de muitos desafios para alguns dos países de língua oficial francesa.

    Disse ainda que constam da agenda de trabalhos a discussão de questões ligadas à integração regional, ao desenvolvimento económico, cultural e, sobretudo, ao desenvolvimento sustentável dos países africanos, tendo em conta o impacto da crise ambiental na segurança alimentar e o acesso à energia em África.

    De Igual modo, estará em abordagem a situação política prevalente nos países francófonos de África, ponto de situação sobre as transições políticas (Burquina Faso, Gabão, Guiné e Mali).

    Experiência de Angola

    Para este certamente, informou a líder parlamentar, Angola, pela primeira vez, na qualidade de membro de pleno direito da Associação dos Parlamentos da Francofonia, partilhará o seu contributo nos esforços para a promoção da paz na região. Além de enfatizar o compromisso do Presidente da União Africana, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a favor da paz, da estabilidade e da prosperidade dos países africanos.

    Integram a delegação angolana os deputados Alcides Sakala, Elizandra Wassuca, Bernardo Milonga e o secretário-geral da AN, Pedro Agostinho de Neri.

    Recorde-se que o Parlamento Angolano tornou-se membro de pleno direito da Associação dos Estados da Francofonia, em Julho de 2024, no Canadá. Esta organização congrega uma grande comunidade, com mais de 800 milhões de habitantes a nível do mundo, cuja maior parte se encontra em África.

    Assembleia da Francofonia

    A Assembleia da Francofonia é uma organização Inter-parlamentar composta por 90 secções, formadas por parlamentos e organizações interparlamentares que têm em comum a língua francesa e actua como assembleia consultiva da francofonia.

    A organização tem como objectivo representar os interesses e aspirações dos povos da comunidade francófona com a francofonia, bem como promover a cooperação e fortalecer a solidariedade dentro da comunidade, respeitando o direito ao desenvolvimento, divulgar o papel internacional dos parlamentares, contribuir para o desenvolvimento e conhecimento mútuo das culturas e civilizações dos povos que fazem uso regular da língua francesa, sem cultura e civilização francesa, contribuindo para a influência da língua francesa.

    A Organização Internacional da Francofonia possui 88 Estados e de Governos membros, dos quais 54 são membros de pleno direito e 27 membros observadores.