A primeira fase de modernização do Porto de Luanda, que passou por um investimento superior a 250 milhões de dólares, vai me- lhorar significativamente a capacidade logística, para estimular a competitividade, além de promover o crescimento económico de toda a região Central e Ocidental do continente africano.
O reconhecimento é do secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, quando falava, ontem, na abertura do acto oficial da entrega do Terminal Polivalente do Porto de Luanda, Unicargas, à actual gestora privada, a Ad Ports Group.
Rui Carreira considerou a parceria estratégica entre as partes, um esforço "mais amplo" que envolve outras diversas partes interessadas, que vão transformar o Porto de Luanda numa instalação moderna e multifacetada para o mercado.
Quanto ao acto significativo, segundo Rui Carreira vai modernizar infra- estruturas e expandir o acesso ao comércio global, prometendo um futuro próximo para Angola e seus parceiros.
Previsão de atingir 30 milhões de toneladas nos próximos dez anos
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue revelou que o projecto prevê aumentar a capacidade de recepção de um volume de cargas de mais de 30 milhões de toneladas, nos próximos 10 ou 15 anos.
Alberto Bengue que reconhece a parceria como um marco histórico que vai mudar o contexto económico do Porto de Luanda, sendo que a proposta da Ad Ports Group foi convincente e fez com que Angola apostasse fortemente para transformar a infra-estrutura num centro regional.
O processo de modelização do Porto de Luanda e dos serviços da Unicargas associados aos seus terminais, teve início em Janeiro de 2023 com a assinatura de um Acordo com o Ministério dos transportes com objectivo de modernizar o terminal de Luanda.
No decorrer do evento, foram assinados três Diplomas que vão permitir o início da empreitada e das operações do projecto no seu todo. Rubricaram os Acordos o PCA do Porto de Luanda, Alberto Bengue, com o Representante máximo da AD Ports Group, Mohamed Eidha Al Menhali.
O último Acordo foi assinado pela PCA da Unicargas, Alcina Sousa com o representante máximo da AD Ports Group, Mohamed Eidha Al Menhali.
-
Porto de Luanda melhora infra-estrutura logística com 250 milhões de dólares