As potencialidades agrícolas dos actuais 23 municípios da província do Uíge estiveram em evidência, numa feira que decorreu em Negage, à margem do Acto Central das comemorações do 4 de Fevereiro, dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional.
Na iniciativa, promovida pelo governo local, para saudar a efeméride, estiveram reunidos vários produtores agrícolas dos municípios de Negage, Uíge, Púri, Sanza Pombo, Bungo, Songo, Maquela do Zombo, Bembe, Ambuíla, Damba, Milunga, Quimbele, Cangola, Alto Zaza, Nsosso, Sacandica, Massau, Mucaba, Buengas, Quitexe, Quipedro, Lucunga e Vista Alegre.
Entre os produtos expostos constam mandioca, ginguba, batata-doce e rena, gergelim, banana-pão e de mesa, feijão e milho, colhidos maioritariamente por agricultores familiares.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República percorreu os 23 stands, a representarem igual número de municípios, que, de forma inequívoca, demonstram as potencialidades agrícolas da região.
Na ocasião, Francisco Pereira Furtado não escondeu a satisfação pela elevada produtividade agrícola e defendeu a necessidade de melhorar as vias de comunicação (estradas) para o escoamento dos produtos para os grandes centros de consumo.
-
Potencialidades agrícolas do Uíge em evidência no 4 de Fevereiro