• Prémio Nacional às MPME inscreve 1.297 empresas em todo o território


    O Prémio Nacional às Micro, Pequenas e Médias Empresas, de iniciativa do Governo, através do Ministério da Indústria e Comércio, inscreveu já, desde 24 de Janeiro até segunda-feira, 1.297 empresas de todo o país.

    As inscrições previstas para encerrarem ontem, foram alargadas para mais uma semana, até 5 de Março.

    Os dados disponíveis na página de Internet do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), na qualidade de órgão de operacionalização do concurso, tinham, ontem, um balanço de 1.212 micro, 57 pequenas e 28 médias empresas candidatas.

    Abertas a 24 de Janeiro, as inscrições estão a ser feitas via online e o regulamento coloca algumas directrizes para que todas as empresas do país possam concorrer.

    Posse no INAPEM

    Ainda ontem, em Luanda, o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, conferiu posse ao récem-eleito Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

    Nomeados, recentemente, Bráulio Augusto tomou posse como presidente do Conselho de Administração, substituindo João Nkosi, actualmente secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo.

    Integram ainda o Conselho de Administração os administradores executivos Ricardo Silva, Ana Celeste, Maria Pacavira e David Zangão.

    Durante a cerimónia de empossamento, realizada ontem, o ministro Rui Miguêns de Oliveira lembrou o papel do instituto na capitalização das Micro, Pequenas e Médias Empresas, como peça-chave no crescimento da economia, tendo apelado ao empenho da nova direcção na resolução dos assuntos que o sector demanda.

    “O INAPEM é o elo estratégico do Governo para a implementação das acções de promoção e desenvolvimento da actividade das MPME, portanto os senhores, que hoje assumem funções, devem saber que este instituto é um pilar importante da actividade económica do nosso país”, recordou.

    Concurso na Huíla

    A classe empresarial da província da Huíla foi convidada a concorrer ao Prémio Nacional às Micro, Pequenas e Médias Empresas que se estreia este ano, uma iniciativa do Governo, através do Ministério da Indústria e Comércio, que visa homenagear as empresas que se destacam em áreas como inovação em produtos e serviços, impacto social e responsabilidade ambiental.

    Conforme o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Domingos Kalomana, o prémio, lançado à luz do Decreto Presidencial 221/23, de 10 de Novembro, é de natureza social e simbólica e vem incentivar o tecido empresarial nacional.

    Por essa via, as Micro, Pequenas e Médias Empresas da província da Huíla têm a oportunidade de se destacar no mercado, conquistar visibilidade e mostrar a excelência do seu trabalho.

    O prémio tem como objectivos incentivar o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, considerando as suas iniciativas inovadoras, fomentar a produção nacional e a sustentabilidade ambiental, incentivar a competitividade e a melhoria da qualidade dos bens e serviços aderentes ao Serviço Feito em Angola, bem como estimular a actividade económica e a criação de emprego.

    Waldina de Lassalete Domingos Calucipa | Lubango