O jornalista angolano Hernâni Correia, da Televisão Pública de Angola (TPA), na Lunda-Norte, conquistou o segundo lugar do Prémio SADC de Jornalismo, na categoria de televisão.
Hernâni Correia ficou atrás de Lesooane Moeti, do Reino do Lesotho, que, além de vencer na classe de televisão, arrebatou ainda o primeiro prémio na categoria de Rádio, acumulando um total de cinco mil dólares.
Pela conquista do segundo lugar, Hernâni Correia recebe a quantia monetária de mil dólares.
Na categoria de Imprensa, o primeiro lugar foi para a jornalista do Zimbabwe Debra Matabvu, ao passo que Joseph Banda, da Zâmbia, ficou na segunda posição.
Hunda Kudakwashe, do Zimbabwe, conquistou o prémio na categoria de fotografia, enquanto Fikile Marakalla, da África do Sul, venceu o segundo lugar da classe.
Na categoria de Rádio, o prémio coube a Lesooane Moeti (Lesotho) e o segundo lugar a Benjamim Moshatame, da África do Sul.
Os primeiros colocados recebem 2.500 dólares, ao passo que os segundos posicionados terão direito a mil dólares. O Prémio SADC de Jornalismo foi instituído em 1996, para reconhecer e estimular o trabalho dos profissionais da comunicação social que concorrem para os objectivos da integração e desenvolvimento da região.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi criada em 1980 e tem a sua sede em Gaberone (Botswana). A organização regional é constituída por 16 países, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Madagáscar, Malawi, lhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seychelles, Reino de Essuatíni (antigo Reino da Swazilândia), Tanzânia, Comores, Zâmbia e Zimbabwe.
-
Prémio SADC de Jornalismo: Jornalista angolano ocupa segundo lugar em televisão